terça-feira, 5 de outubro de 2010

"Must have" list


Estava lendo hoje o post da Carol , e lembrei que desde um pouco antes de completar dois anos a Beatriz começou a bloquear o consumo de frutas, verduras e legumes em geral.

A única fruta que ela come hoje é banana. E toma sucos também. Mas só se for de laranja, de uva ou de limão.

A parte boa é que ela não gosta de doces em geral (sobremesas e balas) - só chocolate (ah tá, só ela!), e também não gosta muito de fazer lanches. Prefere um bom prato de comida mesmo (de preferência com feijão, arroz e carninha). E é doida por uma sopa. Momento no qual aproveitamos para dar legumes a ela.

Quando eu estava de licença maternidade, num daqueles dias frios pra caramba por aqui, em que a última coisa que você pensa é sair de casa, estava a tarde assistindo TV e aproveitando para descansar um pouquinho enquanto a Bibi dormia. E eis que me deparo com um programa da Oprah Winfrey, no qual ela estava entrevistando a Jessica Seinfeld (esposa do Jerry Seinfeld, que tinha um programa com o mesmo nome), que havia acabado de escrever um livro sobre como introduzir vegetais na alimentação das crianças.

Fiquei curiosa, e como o livro já existia por aqui, comprei. A proposta é bem legal, aprovada por nutricionistas (falei com a minha na época, inclusive). As receitas são meio "americanóides" mas dá pra aproveitar algumas, e adaptar em outras. Ela basicamente faz purês com tudo quanto é tipo de vegetais, e vai incluindo nas receitas - inclusive de bolos. Eu indico, apesar de ter até hoje feito apenas os purês para dar como sopa para ela quando ela era menor.

Mas como agora ela está começando a jantar em casa (antes só a sopa da escola já dava conta do recado), estou tentando me organizar para testar as receitas.

Ah! No final do mês ela está lançando um novo livro com mais receitas fáceis para quem tem filhos e não tem muito tempo para cozinhar. Meu caso. Já estou esperando o livro nas prateleiras!

2 comentários:

Simone - Pique-Pega disse...

Pris, eu estou doida pra Isabel comecar a comer papinha. Mas sei que fazer uma crianca comer de maneira saudavel nao eh tarefa facil. Tem que ter muita criatividade para camuflar os alimentos que eles dizem que nao gostam as vezes mesmo sem conhecer.
Eu gostei da proposta dos pures. Vou guardando as ideias e vou dar uma olhada se tem o livro por aqui.
Bjos

Pri Colnaghi disse...

Si...
Se não achar o livro aí, dá uma olhada na amazon.com. O nome do livro em inglês é "Deceptively Delicious". Na Amazon inclusive tem já a lista de espera para o novo livro (veja no site www.doitdelicious.com)que vai ser lançado dia 26, se não me engano.
Bjs!!