quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O desfralde e a vida de tapera

Comecei o desfralde da Beatriz há quase 1 mês atrás, mais exatamente dia 11 de Setembro.

(Abro um parênteses aqui para dizer que ela já manifestava estar pronta para isso: muitas vezes pedia para ir no vaso, manifestava um certo desconforto com a fralda suja às vezes, e na escola pedia para ir ao banheiro junto com as amigas já desfraldadas. Conversando com a professora e também com a pediatra, achamos que já estava na hora e apenas esperamos passar a “friaca” que fez por aqui em agosto para começar.)

Preparei todo um clima. Como ela já tinha um penico desde o começo do ano, com o qual ela às vezes brincava de “fazê xixi” – e às vezes até fazia mesmo – achei por bem preparar algo diferente. Comprei redutor de assento das Princesas e uma toalhinha de mão toda “perua” pra deixar no banheiro dela. Comprei também um banquinho, pois a pediatra havia dito que pode-se fazer o desfralde direto no vaso, com um redutor, mas que é bom ter um banquinho pra criança apoiar os pezinhos, pois isso dá maior segurança para eles. Ok.

Preparamos a cena toda, e apresentamos a pequena ao seu banheiro novo (hmm... repaginado, diga-se assim). No começo foi um sucesso!! Acho que ela ficou tipo uns 40 minutos sentada lá, sem fazer nada, mas achando o máximo.

Depois, de prêmio, tomamos 1 xixi no chão, 1 xixi no sofá (o qual eu muito amadoramente não havia forrado com plástico...) e um cocô na calça. E isso foi só o que aconteceu na sequencia.

Desde então, fomos aprimorando o xixi, que agora digamos que ela faz direitinho no vaso em 95% das vezes. Inclusive quando saímos eu ainda coloco uma fralda de transição nela (Pull ups, da Huggies – recomendo!) e ela pede pra ir no banheiro e volta pra casa com a fralda sequinha. Fato devidamente comemorado diariamente com abraços, beijos, palmas e até parabéns pra você.

(Mais um parênteses: consegue imaginar a cena da familia inteira dentro do banheiro cantando parabéns pra você com direito a palmas e tudo mais só porque o xixi saiu dentro do vaso? Então... assim que foi. Mas deu certo! Ela passou a achar o máximo ir no banheiro.)

Porém............... tem uma coisa que não tem jeito: o cocô. Não tem quem convença ela a ir no vaso ou no penico. A cena básica é a seguinte: ela vai no vaso, faz o xixi, sai do banheiro, se esconde em algum canto da casa se agacha e pimba! Faz o cocozão na calça.

Normalmente faz na calça mesmo, e fica incomodada, tanto é que imediatamente nos pede pra trocá-la. Mas já teve vezes que fez direto no chão mesmo. Eu e minha mãe falamos que a casa tá virando tipo uma taperinha de caboclo, sabe como? Tudo no cantinho. Tá difícil!!

Já tentei de tudo... contar historinha no banheiro (coisa que agora virou mania lá em casa!), prometer cantar parabéns pra você com 1.489 velas, dar calcinhas novas da Hello Kitty. E nada!!

Falamos com ela (eu, a avó, a professora...), conversamos, e ela sempre diz a mesma coisa: “Não cusigo fazê cocô no vaso”, “num tenho fôça”, “dói o popô”. E por aí vai.

A pediatra, a homeopata e a professora disseram que é normal, e que logo logo ela desencanta e descobre que fazer o cocô no vaso não é nenhum “ôbu mau” como ela diz agora pra tudo que é de dar medo. Assim espero!!

Então resolvi desencanar, deixar que ela descubra por si mesma a hora certa de se livrar das fraldas. Enquanto isso, se temos que sair e a coisa tá meio a perigo (número 2), coloco a fralda/calcinha. Se estamos em casa, fica sem mesmo e vamos lá!

Mas.... se alguém aí tiver uma dica, manda!! Pensei de repente em algum livrinho legal pra dar pra ela, que seja sobre esta fase de aprender a ir no banheiro. Mas ainda não descobri nenhum. Alguém aí sabe??

6 comentários:

Carol Passuello disse...

Pri, vou acompanhar os próximos acontecimentos, um dia vou passar por isso...
Será que não existe uma boneca que faça cocô?
Bjs

Camila disse...

Querida, vivi a mesma coisa com a Manu, idêntico!! Mas, um dia, do dia pra noite mesmo, ela deixou de fazer na calcinha e fazia na privada com o redutor. Sem mágica e nem explicação, te juro. Esse dia vai chegar! Boa sorte!! Adorei a história do banquinho para apoiar os pezinhos, faz todo o sentido, nunca tinha ouvido falar, excelente dica!!
Bjos,
Camila
http://mamaetaocupada.blogspot.com

Pri Colnaghi disse...

Carol, existem várias bonecas que fazem cocô sim. As mais "realistas", digamos assim são a Little Mommy (cara pácaramba) que vem com o vaso (que puxa descarga e tudo). E agora tem uma Barbie que vem com a filhinha e o banheiro. Detalhe que o vaso também puxa a descarga, e tem até pia, espelho, escadinha, etc. É menos cara que a outra. Até pensamos em dar pra ela no Dia das Crianças, mas estou avaliando melhor, comparando com outras alternativas que acho que ela vai curtir mais.

Pri Colnaghi disse...

Camila,
Até dormi melhor ontem depois de ler o seu comentário... hahaha!!
Confesso que estava meio inquieta com esta dificuldadezinha que ela está tendo.
Quanto ao banquinho, é nota 10! E a minha pequena ainda usa o mesmo banquinho pra lavar as mãos e escovar os dentinhos, pois com ela ela alcança (de certa forma) a pia. Recomendo!

Juliana disse...

Menina, ser mãe não é fácil mesmo...
Eu mal saí da fase de fazer a Fernanda comer sólidos, e como foi difícil viu?
Vou me preparar psicologicamente pra essa transição da fralda pro peniquinho =) Bjus!

Simone - Pique-Pega disse...

Pris, adorei o texto, adorei a cena da familia no banheiro. Hj estava pensando nisso, nessa festa que os pais fazem p cada pequeno desenvolvimento do filho, Hoje a Bebel comeu papinha de fruta pela primeira vez, uma emocao so. Adoro esse universo infantil.